A Revista

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062 – é uma revista com periodicidade ANUAL, organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos e publicada pelo Museu Victor Meirelles/IBRAM, dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

A Ventilando Acervos busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação, à gestão e ao descarte das coleções, e também divulgar experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.

 

Temas de interesse

– Gestão de acervos em museus: bases teóricas e conceituais, diretrizes internacionais, políticas para o patrimônio musealizado, gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus, metodologias e procedimentos em documentação, conservação e segurança;

– Interfaces da gestão de acervos com demais processos museológicos: gestão institucional, pesquisa, exposição e educação em suas relações teórico-metodológicas com diferentes campos do saber;

– Colecionismo: debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de memórias e identidades.

 

Qualis/Capes

Quadriênico 2017-2020: B1 – Interdisciplinar, Sociologia, Antropologia/Arqueologia, História, Comunicação e Informação, Artes, Educação.

Quadriênio 2013-2016: Interdisciplinar – B2 / Sociologia; Antropologia/Arqueologia; História – B5 / Comunicação e Informação; Artes; Educação – C

Ciclo 2015: Interdisciplinar – B4 / Sociologia; Antropologia/Arqueologia; História – B5 / Comunicação e Informação – C

 

Indexação

 

 

 

 

 

 

Histórico e Estatísticas

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos foi idealizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, iniciado em novembro de 2011 pela equipe do Museu Victor Meirelles/IBRAM para cumprir a necessidade de estabelecimento de sua Política de Aquisições e Descartes de Bens Musealizados.

O Grupo de Estudos Política de Acervos tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus. Além de colecionar bate-papos sobre coleções, o Grupo de Estudos busca a realização de publicações e de eventos para aumentar a rede de estudantes e profissionais participantes visando alcançar profissionais que atuam nos museus também de pequeno porte e/ou fora dos centros que circulam as principais informações.

O Grupo de Estudos circula até hoje informações em sua Página no Facebook –  http://www.facebook.com/groups/195510243869349/ – e manteve até o ano de 2014 um registro dos encontros realizados e de suas referências de consulta, que ainda podem ser acessados no endereço https://politicadeacervos.wordpress.com/

A primeira edição da Ventilando Acervos foi publicada em novembro de 2013, mantendo sua regularidade anual desde o início. Os trabalhos publicados nos dois primeiros números foram avaliados por pareceristas ad hoc, já com critérios de avaliação bem determinados e em sistema blind review. O Conselho Consultivo da revista foi formado em junho de 2015 e passou a atuar na avaliação e seleção dos trabalhos a partir do terceiro número regular (nov. 2015), adicionando o processo de avaliação por pares.

No ano de 2016, por ocasião da realização do 3° Seminário de Política de Acervos (organizado em parceria pelo Museu Victor Meirelles e o Curso de História da Universidade Estadual de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis/SC), criou-se a possibilidade de inclusão de um Dossiê Temático junto à publicação dos números regulares ou, ainda, em volumes especiais dedicados a um tema específico a ser escolhido, com textos realizados a convite. Assim, o Dossiê Florianópolis – Coleções, Patrimônios e Paisagens Democráticas integrou o Sumário do vol. 4, dez. 2016, com artigos que registraram parte da programação do Seminário e, já no mês de maio de 2017, o volume especial Conversas sobre dizer o indizível nos museus foi lançado sob organização da pesquisadora convidada Girlene Chagas Bulhões (vol. especial, maio 2017).

Os volumes especiais retomaram publicação no ano de 2019, com o volume O destino das coisas e o Museu Nacional, sob organização da pesquisadora Manuelina Maria Duarte Cândido, e desde então seguem sua periodicidade anual, contribuindo para que a Ventilando Acervos mantenha um nova edição publicada a cada semestre. Abaixo a lista dos temas já publicados nos volumes especiais:

maio 2017 – Conversas sobre dizer o indizível nos museus – organizado por Girlene Chagas Bulhões

setembro 2019 – O destino das coisas e o Museu Nacional – organizado por Manuelina Maria Duarte Cândido

julho 2020 – Memórias e Patrimônios LGBT – organizado por Tony Boita

agosto 2021 – #AcervosNaRede – organizado por Ana Carolina Gelmini de Faria, Luciana Conrado Martins, Rafael Muniz de Moura e Renata Cardozo Padilha

julho 2022 – Acervos e memórias dos carnavais do Brasil – organizado por Walter da Silva Pereira Junior e Rafael Muniz de Moura

Em seus 10 primeiros anos de existência (2013-2022), a Revista Eletrônica Ventilando Acervos publicou um total de 145 textos em 15 diferentes edições, sendo 112 artigos (77%), 22 relatos de experiência (15%), 3 entrevistas (2%) e 8 resenhas (6%). A média de textos publicados anualmente que nos primeiros 4 anos (2013-2016) se manteve próxima a 10 textos, passou nos anos seguintes a circular em torno de 20 textos, alcançando no ano de 2023 a marca de 31 textos.

São mais de 200 autores, cerca de 60% são mulheres. Pouco mais de 50 textos foram escritos com, pelo menos, um(a) autor(a) com doutorado (36%). Percebe-se uma maior concentração de textos relacionados tematicamente às regiões Sul (cerca de 40%) e Sudeste (cerca de 40%), com maioria de autores também destas regiões, seguidas pela região Nordeste (cerca de 15%). Poucos autores e temáticas vêm das regiões Norte e Centro-Oeste (aproximadamente 2%), sendo ultrapassadas inclusive por autores e temáticas estrangeiros (aproximadamente 3%).

 

Arquivo

Todos os textos publicados na Ventilando Acervos são mantidos no Arquivo Digital do Museu Victor Meirelles e em Repositório online, para garantir a preservação e a pesquisa, sendo acessado e atualizado apenas pela equipe editorial. O arquivamento realizado ocorre a partir da submissão dos trabalhos, com as versões inicial, avaliada e diagramada. Além disso, todos os arquivos e documentações relacionados ao fluxo editorial são igualmente mantidos com cópias de segurança, com o intuito de manter a memória e o histórico da Ventilando Acervos.