A Revista

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062 – é uma revista com periodicidade ANUAL, organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles/IBRAM e com apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM), dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

A Ventilando Acervos busca reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos, documento que estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação, à gestão e ao descarte das coleções, e também divulgar experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.

Temas de interesse:

- Gestão de Acervos em museus: bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus.

- Colecionismo: debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias.

- Experiências de elaboração e uso de Política de Acervos: influências teóricas e conceituais, métodos utilizados, atores e recursos, atualizações de práticas de conservação, documentação e comunicação de coleções.

Pesquisadores, estudantes e atuantes na área de museus estão convidados a encaminhar Artigos, Relatos de Experiência, Entrevistas ou Resenhas para serem selecionados conforme Chamada de Trabalhos a ser divulgada anualmente a cada número da Revista. Veja as Normas de Publicação aqui!