Políticas e Seções

Seções

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos publica textos em português, espanhol, inglês e francês nas seguintes seções: Artigos, Relatos de Experiência, Entrevistas e Resenhas.

Os trabalhos devem ser submetidos conforme Chamada de Trabalhos a ser divulgada anualmente a cada número da Revista e serão aceitos mediante cumprimento das Normas de publicação.

 

Periodicidade

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062 – é uma revista com periodicidade ANUAL.

 

Processo de Avaliação

Cabe ao Conselho Consultivo a seleção dos trabalhos submetidos, considerando os seguintes critérios: bases conceituais utilizadas, clareza e coesão, pertinência do tema abordado, adequação às linhas da Revista, aspecto geral do texto (estrutura de apresentação, clareza da redação, adequação às normas).

Os originais são submetidos à avaliação de 2 membros do Conselho Consultivo – ou pareceristas ad hoc – pelo sistema “Double-Blind Review”, ou seja, os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria. O trabalho será aceito para publicação depois de ter sido avaliado positivamente pelos dois avaliadores. Em caso de divergência da avaliação, os originais poderão ser enviados para um terceiro avaliador ou os Editores-Chefes se incumbem da decisão. Todos os avaliadores são indicados pelos editores da revista.

Caso seja necessário, o trabalho retornará aos autores para a realização de revisão, de acordo com as sugestões feitas pelos avaliadores. Posteriormente, os autores devem retornar o trabalho revisado aos editores dentro do prazo estipulado. Os autores são notificados quando um trabalho é recebido e, também, quando é aceito ou rejeitado para publicação.

As provas de edição são enviadas aos autores para correção, que deverão verificar cuidadosamente todo o trabalho antes de reenviá-lo ao Editor.

A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem textual, ortográfica e gramatical, respeitando, porém, o estilo de escrita dos autores. As provas finais não são enviadas aos autores.

 

Fluxo Editorial

  • Lançamento da Chamada de Trabalhos – Dia 1º de junho
  • Submissão dos Trabalhos pelos autores – De 1º de junho a 15 de setembro
  • Verificação do cumprimento das Normas de publicação. Os editores irão informar aos autores sobre o aceite dos originais ou realizar devolutiva aos autores para correção – prazo de 7 dias corridos
  • Preparação de Ficha de Avaliação e envio dos originais aos avaliadores – até 30 de setembro
  • Realização da avaliação e retorno aos editores – até 31 de outubro
  • Decisão editorial sobre a seleção e informação do resultado aos autores: “Não selecionado”, “Selecionado Após Revisão” e “Selecionado Sem Revisão” – até 10 de novembro
  • Envio das Provas de Edição para revisão e ajustes dos autores. Prazo de devolutiva aos editores de 7 dias corridos
  • Edição final e Diagramação de Prova Final. Envio para Normalização Técnica até 30 de novembro
  • Publicação final – entre 1º de dezembro e 15 dezembro

 

Direitos Autorais

A propriedade intelectual de qualquer trabalho publicado pertence aos autores. Os direitos de edição e publicação são da Revista Eletrônica Ventilando Acervos. Não haverá qualquer pagamento pela publicação dos trabalhos na revista e a remessa dos originais implicará na aceitação desta condição. Submeter um trabalho à Ventilando Acervos dá plenos direitos à revista para publicação do referido texto, ou seja, o(s) autor(es) concordam automaticamente com a sua publicação. A responsabilidade do conteúdo do trabalho é inteiramente do(s) autor(es). O endereço eletrônico do autor dos textos publicados será disponibilizado no trabalho.

 

Política de Acesso Livre

A Ventilando Acervos oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.