Normas de publicação

A Ventilando Acervos não recebe submissão de trabalhos em fluxo contínuo. A cada ano, no início do mês de junho, é divulgada uma Chamada de Trabalhos em que constam o período de submissão, as temáticas do número e a remissão a estas Normas de publicação, descritas abaixo.

A Ventilando Acervos recebe para avaliação e seleção apenas trabalhos inéditos e traduções para publicação em português (preferencialmente), espanhol, inglês e francês. Apenas um (01) trabalho de um mesmo autor será avaliado em cada número regular da revista. Somente serão aceitos para publicação os originais enviados para o e-mail reva@museus.gov.br

Na mensagem de envio do trabalho deve constar uma breve solicitação de publicação (uma linha), a qual seção se destina – Artigo, Relato de experiência, Entrevista ou Resenha – e a identificação dos autores com os seguintes dados:

  • Instituição (Universidade, Centro, Departamento, Instituto, Empresa etc.)
  • Formação acadêmica
  • Local de atividade (se houver)
  • Endereço completo, pessoal ou profissional
  • Telefone (com DDD)
  • E-mail

Também deverá ser informado na mensagem se o trabalho enviado é uma tradução de um trabalho já publicado, em outra língua, em outro periódico (neste caso, deve-se enviar o texto já publicado, em anexo, e as seguintes informações sobre o periódico: nome, edição, e-mail, instituição).

Caso os autores não recebam uma confirmação de recebimento do trabalho em até 7 dias corridos, informe diretamente aos editores da Revista por email (rafaelmunizdemoura@gmail.com) ou por telefone +55 (48) 99645-0167.

 

Formatação

Todos os trabalhos deverão ser diagramados da seguinte forma:

  • Tamanho do papel – A4
  • Margens: direita – 2,5 cm, esquerda – 2,5 cm, superior – 2 cm, inferior – 2 cm
  • Alinhamento – justificado
  • Recuo do parágrafo – 1.25 pt
  • Espaço entre linhas – 1.5 pt (citações com mais de 3 linhas devem ser recuadas em 4 pt, tamanho de fonte 11 e espaçamento simples)
  • Espaço simples entre parágrafos
  • Fonte Arial – Tamanho 12
  • O Título do trabalho deve estar em negrito, centralizado e todo em maiúscula
  • As páginas não devem ser numeradas
  • Notas, referências, citações deverão ser colocadas ao pé da página
  • Figuras/tabelas/gráficos deverão ser dispostos no corpo do texto e enviados em anexo à mensagem de envio no formato gif ou jpg
  • As Referências devem ser alinhadas à esquerda, tamanho de fonte 11 e espaçamento simples

Artigos

A seção de Artigos se dedica à publicação de pesquisas acadêmicas ou científicas, com texto inédito, com apresentação e discussão de hipóteses, teorias, métodos, técnicas, processos e resultados alcançados, devendo relatar um estudo realizado em que constem, ao menos, uma introdução, o desenvolvimento do estudo e uma conclusão/considerações finais.

Os Artigos devem ter no mínimo 12 (doze) páginas e no máximo 25 (vinte e cinco) página e devem conter na primeira página as seguintes informações:

  • Título
  • Resumo escrito em espaço simples, fonte Arial, tamanho 12, entre 150 e 250 palavras
  • 4 (quatro) Palavras-chave separadas por ponto

O Título, o Resumo e as 4 (quatro) Palavras-chave devem ser traduzidas para outra língua, cuja escolha fica a critério dos autores. As traduções para outra língua devem seguir a mesma formatação.

 

Relatos de Experiência

A seção de Relatos de Experiência se dedica à publicação de experiências profissionais com coleções, com texto inédito, com apresentação e descrição de atividade realizada, os métodos e procedimentos aplicados, a discussão da experiência e os resultados alcançados, em que constem, ao menos, uma introdução, o desenvolvimento da atividades e uma conclusão/considerações finais.

Os Relatos de Experiência devem ter no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 12 (doze) páginas e devem dispor inicialmente o Título e sua tradução para outra língua, cuja escolha fica a critério dos autores.

 

Entrevistas

A seção de Entrevistas se dedica à publicação de diálogos realizados com profissionais e pesquisadores cuja experiência e cujo conhecimento possam dar margem a novos aprendizados e discussões de cunho acadêmico ou para atuação profissional. Junto à transcrição textual de perguntas realizadas pelo entrevistador e das respostas efetivadas pelo entrevistado, deve-se apresentar a relevância do tema além de tecer comentários/considerações finais com auxílio de outros textos, experiências ou teorias, de modo a dar embasamento à discussão.

As Entrevistas devem ter no mínimo 6 (seis) páginas e no máximo 12 (doze) páginas e devem conter uma primeira página com as seguintes informações:

  • Título
  • Data que a entrevista foi realizada
  • Forma como a entrevista foi gravada (fita K7, e-mail, filmagem ou outros)
  • Informação do entrevistado (nome, instituição, formação, atividade que exercia e/ou exerce e demais informações adicionais pertinentes à entrevista)

O Título deve ser traduzido para outra língua, cuja escolha fica a critério dos autores.

 

Resenhas

A seção de Resenhas é dedicada à apresentação, análise e recomendação de livros, publicações científicas e acadêmicas, exposições, reportagens, filmes e séries (e demais gêneros textuais e linguagens artísticas), de recente lançamento e veiculação, cuja relevância mereça destaque, crítica e/ou indicação. As Resenhas devem incluir uma introdução sobre o tema do texto a ser resenhado, uma apresentação de seus autores e/ou produtores, uma descrição resumida de suas partes com a interlocução analítica sobre suas ideias e conteúdos e uma consideração final sobre sua importância.

As Resenhas devem ter no mínimo 3 (três) páginas e no máximo 5 (cinco) páginas e devem dispor inicialmente o Título e sua tradução para outra língua, cuja escolha fica a critério dos autores, além da referência (conforme Normas da ABNT) do texto a ser resenhado.

 

Avaliação dos trabalhos submetidos

A seleção de trabalhos será realizada conforme os seguintes critérios:

– Adequação temática à área de conhecimento da Revista;
– Atualidade e importância do tema e originalidade em seu tratamento;
– Universalidade do tema assegurando que o trabalho possa atingir também um público não especializado;
– Consistência dos dados e das fontes que fundamentam a pesquisa empírica e/ou a discussão teórica;
– A organização do trabalho e a argumentação devem ser claras e bem redigidas.

A Ventilando Acervos reserva o direito de recusar trabalhos que não estiverem de acordo com as diretrizes e normas da revista e de proceder com alterações de ordem formal, ortográfica e gramatical. A Ventilando Acervos não se compromete em devolver os originais que não forem publicados. Os trabalhos deverão obedecer criteriosamente às normas explicitadas acima.