A Revista Eletrônica Ventilando Acervos convida pesquisadores e profissionais de museus brasileiros e do exterior a compartilhar com a comunidade de leitores interessados suas reflexões e atividades realizadas na área da gestão de acervos em museus.
A Ventilando Acervos recebe trabalhos nas seguintes modalidades:
- Artigos
- Relatos de experiências
- Entrevistas
- Resenhas de livros, filmes ou exposições.
Os trabalhos devem estar de acordo com os três temas de interesse da Revista:
- Gestão de Acervos em museus: bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus.
- Colecionismo: debates em torno de coleções públicas ou privadas e reflexões sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias.
- Experiências de elaboração e uso de Política de Acervos: influências teóricas e conceituais, métodos utilizados, atores e recursos, atualizações de práticas de conservação, documentação e comunicação de coleções.
O Conselho Consultivo tem por atribuição a seleção dos trabalhos submetidos à Revista e realizará a avaliação conforme os seguintes critérios:
- Adequação temática à área de conhecimento da Revista;
- Atualidade e importância do tema e originalidade em seu tratamento;
- Universalidade do tema assegurando que o trabalho possa atingir também um público não especializado;
- Consistência dos dados e das fontes que fundamentam a pesquisa empírica e/ou a discussão teórica;
- A organização do trabalho e a argumentação devem ser claras e bem redigidas.
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico reva@museus.gov.br e o assunto da mensagem deve indicar “Inscrição de trabalho”.
O prazo de envio de trabalhos se encerra no dia 30 de setembro de 2017. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado até dia 31 de outubro de 2017.