Normas de publicação

Serão aceitos trabalhos inéditos e traduções para publicação nas línguas portuguesa (preferencialmente), espanhola, inglesa e francesa. Somente serão aceitos para publicação os originais enviados para o e-mail reva@museus.gov.br

Na mensagem de envio do trabalho deve haver uma breve solicitação de publicação (uma linha), identificação do(s) autor(es) e o tipo de trabalho, se Artigo, Relato de experiência, Entrevista ou Resenha. Também deverá ser informado se o trabalho encaminhado é uma tradução de um trabalho já publicado, em outro idioma, em outro periódico (neste caso, deve-se enviar o texto já publicado, em anexo, e as informações sobre o periódico como: nome, edição, e-mail, instituição).

Artigos

Todos os artigos deverão conter uma página com as seguintes informações: título, nome(s) do(s) autor(es) e resumo escrito em espaço simples, fonte Arial – tamanho 12, até 10 linhas ou 200 palavras e cinco palavras-chave; além de uma versão em língua estrangeira do resumo, nos mesmos padrões, das cinco palavras-chave e do título. A escolha da língua estrangeira fica a critério do(s) autor(es). Também deverão ser incluídos os seguintes dados do(s) autor(es): Instituição (Universidade, Centro, Departamento, Instituto, etc.), formação, local de atividade, endereço, telefone (com DDD), e-mail.

Os Artigos devem ter até 20 (vinte) páginas e devem ser estruturados da seguinte forma: Margens: direita – 2,5 cm, esquerda – 2,5 cm, superior – 2 cm, inferior – 2 cm; Alinhamento – justificado; Recuo do parágrafo – 1.25 pt; Espaço entre linhas – 1.15 pt; Espaço entre parágrafos – 0.6 pt.; Fonte – Arial 12; Tamanho do papel – A4; Título do artigo em negrito, centralizado e todo em maiúscula; Nome do autor ou autores alinhado à direita, em itálico; Ao lado do nome de cada autor colocar a Instituição (quando houver); Não numerar as páginas; Notas, referências, citações deverão ser colocadas ao pé da página; Figuras/tabelas/gráficos deverão ser enviados em anexo no formato gif ou jpg.

Relatos de Experiência

Os Relatos de Experiência devem ter até 12 (doze) páginas e devem ser estruturados da seguinte forma: Margens: direita – 2,5 cm, esquerda – 2,5 cm, superior – 2 cm, inferior – 2 cm; Alinhamento – justificado; Recuo do parágrafo – 1.25 pt; Espaço entre linhas – 1.15 pt; Espaço entre parágrafos – 0.6 pt.; Fonte – Arial 12; Tamanho do papel – A4; Título do artigo em negrito, centralizado e todo em maiúscula; Nome do autor ou autores alinhado à direita, em itálico; Ao lado do nome de cada autor colocar a Instituição (quando houver); Não numerar as páginas; Notas, referências, citações deverão se colocadas ao pé da página; Figuras/tabelas/gráficos deverão ser enviados em anexo no formato gif ou jpg; Informar, no próprio texto, a data de realização das atividades e os resultados obtidos.

Entrevistas

As Entrevistas devem ter até 12 (doze) páginas e devem ser estruturadas da seguinte forma: Margens: direita – 2,5 cm, esquerda – 2,5 cm, superior – 2 cm, inferior – 2,5 cm; Alinhamento – justificado; Recuo do parágrafo – 1.25 pt; Espaço entre linhas – 1.15 pt; Espaço entre parágrafos – 0.6 pt.; Fonte – Arial 12; Tamanho do papel – A4; Título do trabalho em negrito, centralizado e todo em maiúscula; Nome do autor ou autores alinhado á direita, em itálico; Ao lado do nome de cada autor colocar a Instituição (quando houver); Não numerar as páginas; Notas, referências, citações deverão se colocadas ao pé da página.

As Entrevistas deverão, ainda, conter uma primeira página com as seguintes informações: Data que a entrevista foi realizada; Forma como a entrevista foi gravada (fita K7, e-mail, filmagem ou outros); Informação do entrevistado (nome, instituição, formação, atividade que exercia e/ou exerce e demais informações adicionais pertinentes à entrevista).

Resenhas

As Resenhas devem ter até 3 (três) páginas e devem ser estruturadas da seguinte forma: Margens: direita – 2,5 cm, esquerda – 2,5 cm, superior – 2 cm, inferior – 2 cm; Alinhamento – justificado; Recuo do parágrafo – 1.25 pt; Espaço entre linhas – 1.15 pt; Espaço entre parágrafos – 0.6 pt.; Fonte – Arial 12; Tamanho do papel – A4; Título do trabalho em negrito, centralizado e todo em maiúscula; Nome do autor ou autores alinhado á direita, em itálico; Ao lado do nome de cada autor colocar a Instituição (quando houver); Referência completa do texto resenhado; Não numerar as páginas; Notas, referências, citações deverão se colocadas ao pé da página.

Avaliação dos trabalhos submetidos

A seleção de trabalhos será realizada conforme os seguintes critérios:

- Adequação temática à área de conhecimento da Revista;
– Atualidade e importância do tema e originalidade em seu tratamento;
– Universalidade do tema assegurando que o trabalho possa atingir também um público não especializado;
– Consistência dos dados e das fontes que fundamentam a pesquisa empírica e/ou a discussão teórica;
– A organização do trabalho e a argumentação devem ser claras e bem redigidas.

O Conselho Consultivo reserva o direito de recusar trabalhos que não estiverem de acordo com as diretrizes e normas da revista e de proceder com alterações de ordem formal, ortográfica e gramatical. A Revista Ventilando Acervos não se compromete em devolver os originais que não forem publicados. Os trabalhos deverão obedecer criteriosamente às normas explicitadas acima.