Outras revistas na área

Reunimos e sugerimos aos nossos leitores outras Revistas Eletrônicas com conteúdos e áreas de interesse próximos ao escopo da Ventilando Acervos:

 

Revista Eletrônica Museologia e Patrimônio

Museologia e Patrimônio, revista eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, tem por objetivo publicar e disseminar a produção científica e acadêmica nesse campo. Aceita contribuições de artigos científicos, resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros na área de atuação da revista.

http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus

 

Revista Eletrônica Museologia e Interdisciplinaridade

Criada pelo Curso de Museologia, a Revista Museologia & Interdisciplinaridade está vinculada ao Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. É uma publicação eletrônica semestral de caráter exclusivamente acadêmico-científico, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento no amplo campo da Museologia. Preocupa-se também em interagir com diferentes áreas do conhecimento que pesquisam problemas concernentes e transversais à Museologia.

http://periodicos.unb.br/index.php/museologia

 

Cadernos de Sociomuseologia

Os Cadernos de Sociomuseologia (semestral) são publicados pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento(CeiED) tendo por objetivo o intercâmbio de trabalhos com outras instituições e o apoio à formação e investigação no âmbito dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Museologia da ULHT (ISSN 1646-3714).

http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia

 

Revista Eletrônica Mouseion

A Revista MOUSEION do Museu e Arquivo Histórico La Salle publica ensaios, artigos, resenhas e notas de pesquisa, edita entrevistas, veicula resumos de dissertações e teses, bem como reproduz documentos e imagens relativos aos seus temas de interesse, os quais são citados a seguir: memória social; cultura; identidade; patrimônio cultural; educação patrimonial; museus; museologia; museografia; arquivos históricos; centros de documentação histórica; gestão, preservação e restauração de acervos; exposições; gestão cultural; economia da cultura; turismo cultural e outros temas afins.

https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/index

 

MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares

A MIDAS é uma revista dedicada aos museus enquanto campo de trabalho e reflexão interdisciplinar, com arbitragem científica, semestral e em acesso aberto. A revista é publicada em Portugal, mas assume uma abordagem internacional, privilegiando uma relação de proximidade e diálogo com os países de língua portuguesa e espanhola.

http://midas.revues.org/

 

Anais do Museu Paulista

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material são uma publicação do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Destina-se a publicar artigos teóricos e monográficos que tenham como eixo as práticas sociais intermediadas pela materialidade e tratadas como questões históricas.

http://www.revistas.usp.br/anaismp/index

 

Anais do Museu Histórico Nacional

Os Anais do Museu Histórico Nacional, editados desde 1940, constituem o periódico científico do Museu Histórico Nacional. A publicação tem como objetivo divulgar textos acadêmicos nas áreas de História, do Patrimônio e da Museologia, buscando interagir com a comunidade científica nacional e internacional, de modo a colaborar para o desenvolvimento do campo dos museus, suas práticas e reflexões.

https://anaismhn.museus.gov.br/index.php/amhn

 

Revista Eletrônica Patrimônio e Memória

Patrimônio e Memória é uma revista eletrônica, de caráter científico, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, publicada semestralmente pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap). Desde o seu aparecimento, em 2005, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do patrimônio cultural e científico, em suas formas diversas, com base em pesquisas originais.

http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/index

  

Revista Electrónica de Patrimonio: Economía Cultural y Educación para la Paz

“MEC-EDUPAZ revista electrónica de Patrimonio: Economía Cultural y Educación para la Paz” es un medio para difundir investigaciones inéditas, diseños y proyectos originales sobre formas como el “patrimonio cultural”, “natural” y “cívico” conduce a horizontes de construcción social y creación de escenarios de futuro, el espíritu del lugar (genius locci) , el espacio público, la diversidad, el otro y la cultura.

http://www.revistas.unam.mx/index.php/mecedupaz

 

Revista Eletrónica Conservar Património

A revista Conservar Património é uma revista com periodicidade semestral que pretende proporcionar um espaço aos conservadores-restauradores para a divulgação regular dos seus estudos e actividades.

http://revista.arp.org.pt/index.html

 

Revista Eletrônica Cultura Histórica e Patrimônio

A revista Cultura histórica & Patrimônio é um periódico do curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), de periodicidade semestral, dedicado à publicação de artigos originais, resenhas de livros e entrevistas da área de História, com ênfase para a produção acerca da Cultura histórica, do Patrimônio e da Educação histórica.

http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cultura_historica_patrimonio

 

Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável

A Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: ambiente construído e patrimônio sustentável, tem por objetivo o debate em profundidade de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, através da publicação de contribuições técnicas e científicas originais abordando em especial o meio-ambiente e o patrimônio cultural e natural.

https://www.periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/index

 

Quiroga – Revista de Patrimonio Iberamericano

Quiroga se plantea como una publicación interdisciplinar destinada al análisis crítico y a la investigación de los procesos culturales relacionados con el patrimonio histórico-artístico que tienen lugar en el ámbito iberoamericano. Se aceptaran cualquier tipo de trabajos que se acojan a las siguientes líneas temáticas: Estudios sobre patrimonio histórico y artístico, Intercambios y relaciones artísticas, Cultura visual en la sociedad contemporánea, Fronteras, migraciones y exilios, Iconografía y emblemática, Difusión, tutela e interpretación del patrimonio.

https://revistaseug.ugr.es/index.php/quiroga

 

Revista Intervención

Intervención es una publicación internacional, académica y arbitrada de circulación semestral, cuyo objetivo principal es promover la difusión del conocimiento, los avances y las reflexiones en torno de la investigación, la práctica y la formación profesional en los campos y disciplinas afines a la conservación, restauración, museología, museografía, gestión y estudio del patrimonio cultural entre la comunidad académica nacional e internacional.

https://revistas.inah.gob.mx/index.php/intervencion

Você tem outras sugestões? Indique mais Revistas Eletrônicas para o Corpo Editorial pelo email reva@museus.gov.br !