Outras revistas na área

Reunimos e sugerimos aos nossos leitores outras Revistas Eletrônicas com conteúdos e áreas de interesse próximos ao escopo da Ventilando Acervos:

 

Revista Eletrônica Museologia e Patrimônio

Museologia e Patrimônio, revista eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, tem por objetivo publicar e disseminar a produção científica e acadêmica nesse campo. Aceita contribuições de artigos científicos, resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros na área de atuação da revista.

http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus

 

Revista Eletrônica Museologia e Interdisciplinaridade

Criada pelo Curso de Museologia, a Revista Museologia & Interdisciplinaridade está vinculada ao Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. É uma publicação eletrônica semestral de caráter exclusivamente acadêmico-científico, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento no amplo campo da Museologia. Preocupa-se também em interagir com diferentes áreas do conhecimento que pesquisam problemas concernentes e transversais à Museologia.

http://periodicos.unb.br/index.php/museologia

 

Revista Eletrônica Jovem Museologia

Criada em 2006, a Revista Eletrônica Jovem Museologia: estudos sobre Museus, Museologia e Patrimônio é um periódico acadêmico desenvolvido em parceria entre alunos e professores da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Tem como missão promover o intercâmbio de informações e estudos sobre museus, patrimônio, memória e o campo da Museologia e áreas afins. Destina-se prioritariamente aos alunos dos cursos de graduação em Museologia, uma vez que se constitui como um espaço para a publicação de trabalhos e estudos realizados por estes alunos, ao mesmo tempo em que possibilita a troca de informações entre alunos e profissionais e/ou pesquisadores que também podem contribuir com suas reflexões.

http://webrejm.wix.com/rejm

 

Revista Eletrônica Musear

“Musear”, verbo inventado, só pode ser conjugado em seus tempos plurais. Como esse verbo inexistente-inventado, “Musear – Revista do Curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto” espera que a pluralidade – de temas, estilos, opiniões – seja também sua primeira e principal característica. MUSEAR tem quatro linhas temáticas gerais: Teoria Museológica; Memória e Patrimônio; Museu, comunicação e informação; Cultura Material.

http://www.museologia.ufop.br/musear/

 

Cadernos de Sociomuseologia

Os Cadernos de Sociomuseologia (semestral) são publicados pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento(CeiED) tendo por objetivo o intercâmbio de trabalhos com outras instituições e o apoio à formação e investigação no âmbito dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Museologia da ULHT (ISSN 1646-3714).

http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia

 

MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares

A MIDAS é uma revista dedicada aos museus enquanto campo de trabalho e reflexão interdisciplinar, com arbitragem científica, semestral e em acesso aberto. A revista é publicada em Portugal, mas assume uma abordagem internacional, privilegiando uma relação de proximidade e diálogo com os países de língua portuguesa e espanhola.

http://midas.revues.org/

 

Anais do Museu Paulista

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material são uma publicação do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Destina-se a publicar artigos teóricos e monográficos que tenham como eixo as práticas sociais intermediadas pela materialidade e tratadas como questões históricas.

http://www.revistas.usp.br/anaismp/index

 

Revista Eletrônica Patrimônio e Memória

Patrimônio e Memória é uma revista eletrônica, de caráter científico, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, publicada semestralmente pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap). Desde o seu aparecimento, em 2005, estruturou-se com o objetivo de refletir sobre questões relativas às dimensões do patrimônio cultural e científico, em suas formas diversas, com base em pesquisas originais.

http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/index

 

Revista Musas

A Revista Musas é um periódico publicado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Com um caráter interdisciplinar, ela reúne reflexões sobre museus e Museologia, experiências museais e o cenário cultural com a divulgação de textos, de pesquisas e de ações no campo museológico.

http://www.museus.gov.br/tag/musas/

 

Revista Electrónica de Patrimonio: Economía Cultural y Educación para la Paz

“MEC-EDUPAZ revista electrónica de Patrimonio: Economía Cultural y Educación para la Paz” es un medio para difundir investigaciones inéditas, diseños y proyectos originales sobre formas como el “patrimonio cultural”, “natural” y “cívico” conduce a horizontes de construcción social y creación de escenarios de futuro, el espíritu del lugar (genius locci) , el espacio público, la diversidad, el otro y la cultura.

http://www.revistas.unam.mx/index.php/mecedupaz

 

Revista Eletrónica Conservar Património

A revista Conservar Património é uma revista com periodicidade semestral que pretende proporcionar um espaço aos conservadores-restauradores para a divulgação regular dos seus estudos e actividades.

http://revista.arp.org.pt/index.html

 

Revista Eletrônica Cultura Histórica e Patrimônio

A revista Cultura histórica & Patrimônio é um periódico do curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), de periodicidade semestral, dedicado à publicação de artigos originais, resenhas de livros e entrevistas da área de História, com ênfase para a produção acerca da Cultura histórica, do Patrimônio e da Educação histórica.

http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cultura_historica_patrimonio

 

Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável

A Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: ambiente construído e patrimônio sustentável, tem por objetivo o debate em profundidade de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, através da publicação de contribuições técnicas e científicas originais abordando em especial o meio-ambiente e o patrimônio cultural e natural.

http://www.forumpatrimonio.com.br/seer/index.php/forum_patrimonio/index

 

Quiroga – Revista de Patrimonio Iberamericano

Quiroga se plantea como una publicación interdisciplinar destinada al análisis crítico y a la investigación de los procesos culturales relacionados con el patrimonio histórico-artístico que tienen lugar en el ámbito iberoamericano. Se aceptaran cualquier tipo de trabajos que se acojan a las siguientes líneas temáticas: Estudios sobre patrimonio histórico y artístico, Intercambios y relaciones artísticas, Cultura visual en la sociedad contemporánea, Fronteras, migraciones y exilios, Iconografía y emblemática, Difusión, tutela e interpretación del patrimonio.

http://revistaquiroga.andaluciayamerica.com/index.php/quiroga/index

 

Revista da Faculdade de Letras. Ciências e Técnicas do Património

Revista sobre ciências e técnicas do património da Universidade do Porto.

http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id110&sum=sim

 

Revista sobre Patrimonio Cultural, Regulación, Propiedad Intelectual e Industrial

RIIPAC es una revista jurídica de carácter académico creada por un grupo de profesores – investigadores de la Universidad del País Vasco integrantes de la Asociación ARAXES para la Defensa, Propiedad y Difusión del Patrimonio Cultural y publicada por el grupo eumed.net de la Universidad de Málaga. RIIPAC se publica en formato electrónico, se difunde en abierto exclusivamente por Internet y aborda con un marcado carácter interdisciplinar los desafíos legales suscitados por el Patrimonio Cultural. Se trata de una revista científica de investigación que, haciendo un especial hincapié en la Propiedad Intelectual e Industrial, intenta generar un conocimiento inédito y valioso sobre las cuestiones jurídicas que el Patrimonio Cultural suscita por su interacción con las tecnologías de la Información, el desarrollo económico sostenible y el tratamiento de la biodiversidad. Con carácter específico, la Dirección de RIIPAC pretende contribuir a la generación del conocimiento y a la difusión de los aspectos legales, normativos y prácticos tanto nacionales como internacionales que configuran la temática del Patrimonio Cultural. Estos aspectos son tratados en RIIPAC como materia clave para gestionar el Patrimonio Cultural como fuente de riqueza, de diversidad, de inspiración y desarrollo.

http://www.eumed.net/rev/riipac/

 

Revista Intervención

Intervención es una publicación internacional, académica y arbitrada de circulación semestral, cuyo objetivo principal es promover la difusión del conocimiento, los avances y las reflexiones en torno de la investigación, la práctica y la formación profesional en los campos y disciplinas afines a la conservación, restauración, museología, museografía, gestión y estudio del patrimonio cultural entre la comunidad académica nacional e internacional.

https://revistas.inah.gob.mx/index.php/intervencion

Você tem outras sugestões? Indique mais Revistas Eletrônicas para o Corpo Editorial pelo email reva@museus.gov.br !