A Revista Eletrônica Ventilando Acervos possui compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos documentos publicados e ao seu processo de avaliação, dispensando redobrada atenção à gestão dos originais, o que envolve editores, pareceristas e autores. A Ventilando Acervos prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics – COPE), que podem ser encontradas em http://publicationethics.org/resources/guidelines
É objetivo da Ventilando Acervos promover a disseminação do conhecimento produzido no campo museal por meio de técnicas científicas, cabendo aos autores a explicitação das fontes, dos métodos e do tratamento analítico empregados na produção dos resultados obtidos. A revista mantém permanente interlocução com seus autores, pareceristas e leitores em resposta a necessidades de revisões ou esclarecimentos.
A Ventilando Acervos se reserva o direito de não publicar textos científicos que agridam qualquer posicionamento político, ideológico, étnico-racial, de gênero, religioso ou ambiental. Os editores estão atentos e fazem a intervenção da recondução do processo editorial caso seja manifestado conflito de interesses por pareceristas ou pela própria equipe editoral.
Não serão publicados quaisquer trabalhos que demonstrem má conduta do seu autor ou de um dos autores, quais seja: plágio, cópia parcial ou total de um texto do próprio autor ou de terceiros, não autorizada ou não referenciada adequadamente, falsificação ou a fabricação de dados e imagens. A revista realiza busca por similaridades do texto com outras publicações e, portanto, os manuscritos submetidos são verificados quanto à originalidade antes de serem enviados para a avaliação pelos pares.
A deliberação pela publicação ou não de um artigo se faz com sustentação em princípios de ética na pesquisa e na divulgação de informações, atendendo a legislação vigente e as boas condutas na cultura profissional e acadêmica.
As identidades de autores e pareceristas se manterão, sob sigilo, durante o processo editorial e após sua finalização.
Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.
A Ventilando Acervos resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros.
As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:
– Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
– Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
– Manual da APA (Editora Penso, 2012);
– Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm).
– Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes]
– Documento Ética e Pesquisa em Educação – v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)